terça-feira, 21 de abril de 2009

Olá pessoal - II

Prafraseando José Manuel Moran, em seu livro Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica (Campinas, SP: Papirus, 2000. p.12 e 13), convido você a uma pequena reflexão:

Atualmente, ou me parece que desde sempre,hum... "Há uma preocupação com o ensino de qualidade mais do que com educação de qualidade. Ensino e Educação são coisas diferentes...".
Segundo este autor, no ensino organiza-se uma série de atividades didáticas a fim de auxiliar na compreensão de áreas específicas do conhecimento, tais como ciências, matemática, dentre tantas outras.
Na educação, o desafio é ainda maior. Além de ensinar, faz-se indispensável "...integrar ensino e vida, conhecimento e ética, reflexão e ação, a ter uma visão de totalidade. Educar é ajudar a integrar todas as dimensões da vida, a encontrar nosso caminho intelectual, emocional, profissional, que nos realize e que contribua para modificar a sociedade que temos".

Qual o nosso papel de educador diante dessa perspectiva de educação????
Seria o de, como propõe Moran, "... colaborar para que professores e alunos - nas escolas e organizações - transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem. É ajudar os alunos na construção da sua identidade...do seu projeto de vida, no desenvolvimento das habilidades de compreensão, emoção e comunicação... Educamos aprendendo a integrar em novas sínteses o real e o imaginário; o presente e o passado olhando para o futuro; ciência, arte e técnica; razão e emoção".
Ufa!!! Quanta coisa...hum...!!!! E quanto desenvolvimento tecnológico há no mundo para nos ajudar nessa tarefa? A resposta é: MUUIIITOO!!!!
Eu desejo sempre ser "Educadora"!!! E você???

A partir dessa semana estaremos compartilhando nossas impressões sobre o fantástico mundo da INTERNET. O que aprendemos até agora, o que não gostamos e o que queremos descobrir juntos através das tecnologias de comunicação e informação.
Venha viajar com a gente.
Profª Karyne Noemy

Um comentário:

  1. NOSSA ADOREI ESTE BLOG ..ELE ESTÁ MUITO BOM ..PARABÉNS !VOCÊS SÃO NOTA 1.0000000000000000 BEIJOS

    ResponderExcluir